Limpeza em usinas de açúcar e álcool

As usinas produtoras de açúcar e álcool, de modo geral, conservam hábitos antigos que prejudicam um bom desenvolvimento de processos de limpeza.

Talvez a sazonalidade de sua produção faça com que apresentem um comportamento de limpeza também sazonal, onde uma limpeza profunda somente é feita em intervalos de um ano ou mais.   As usinas trazem arraigado a utilização generalizada de solventes, passam agora, através de um trabalho de fornecedores conscientes a utilizar desengraxantes mais apropriados, que, solúveis em água, biodegradáveis, menos tóxicos ao meio-ambiente e operadores, trazem ainda redução de custos.

Existem múltiplos setores completamente distintos dentro destas usinas, quais sejam:

  1. 1)Área agrícola.

Esta compreende as frotas de caminhões, tratores, cortadoras de cana, etc.  A limpeza desta frota é similar à limpeza automotiva pesada, porém com acentuadas particularidades que dificultam sua manutenção de limpeza.

A melhor resolução normalmente se dá com a utilização da combinação de produtos ácidos e alcalinos, estes quando de boa procedência podem atender perfeitamente sem contaminação ambiental.

Nesta área também é feita a manutenção de equipamentos e veículos.

Onde o correto é utilizar desengraxante alcalino de boa procedência.

  • 2)Área Industrial

Nesta área podemos destacar:

  1. a)Moenda
    1. b)Destilaria
    1. c)Fabricação e refino de açúcar
    1. d)As manutenções mecânica e elétrica.

Aqui encontramos o único local onde o uso de solventes é, pelo menos até agora, indispensável, na remoção de óleo preto ou sintético normalmente utilizado nas engrenagens da moenda.   Todo restante pode ser limpo, de modo geral com desengraxante alcalino e como particularidade, na destilaria, limpeza de inox e alumínio com produto desengraxante ácido.

Outra particularidade encontra-se na manutenção elétrica onde pode ser utilizado um desengraxante dielétrico.

  • 3)Área administrativa

Nos escritórios e banheiros, hoje são normalmente usados produtos de uso doméstico.  Algumas usinas já conheceram vantagens na utilização de produtos institucionais de alta concentração, porém ainda há pouco conhecimento sobre a utilização de equipamentos e de processos mais aprimorados para uso dos produtos.

Mesmo nos banheiros de produção, onde há muita sujidade ainda existem empresas onde são usados produtos domésticos.

  • 4)Área de armazenamento

Nesta área encontramos a maior sazonalidade já que a limpeza de tanques externos é normalmente terceirizada e executada uma vez ao ano ou em períodos muito maiores, os produtos empregados são normalmente desengraxantes de caráter ácido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.