VALIDADE DE PRODUTOS SANEANTES DE LIMPEZA APÓS DILUIÇÃO EM ÁGUA.


Esta importante preocupação é normalmente encontrada na utilização de produtos por usuários profissionais mais esclarecidos que sabem que produtos mais concentrados, permitem maior diluição e têm normalmente o melhor custo-benefício, isto os obriga a fazer diluições no posto de trabalho ou em uma central para que sejam levados aos postos onde serão aplicados. Procurando esclarecer esta dúvida informamos o que segue.

Todos produtos químicos saneantes de limpeza devem obrigatoriamente ser biodegradáveis, encontram-se estabilizados na sua forma pura de modo a garantir sua estabilidade, no mínimo, durante seu prazo de validade. Após diluição em água este equilíbrio pode se perder, podendo se iniciar um processo de degradação biológica.

A velocidade do processo de biodegradação depende de muitas variáveis, podemos citar principalmente:

a)      Contaminação microbiológica, é importante a qualidade da água e higiene local, atenção especial à limpeza das embalagens e ferramentas utilizadas.

b)      Razão da diluição, quanto maior a diluição mais vulnerável à ação biológica.

c)      Qualidade da embalagem, além da limpeza deve permitir perfeito fechamento, baixa permeabilidade e opacidade.

d)      Condições no local de armazenamento, principalmente a temperatura.

 

Isto posto, entende-se ser difícil precisar a estabilidade de qualquer produto saneante após sua diluição, entretanto, de forma empírica, baseado em experiências práticas e observações, não temos notícia de biodegradação evidente após sete dias de diluição, mesmo em razões altas de 1:50 (1 litro de produto em 50 litros de água), diluições executadas dentro de condições bem controladas, obedecendo minimamente:

Uso de água potável.

Boa higiene local e ferramentas utilizadas.

Embalagens bem limpas e tampadas.

Local de armazenamento com temperatura menor que 30oC.

 

Fato visível, caso ocorra biodegradação, é a exalação de odor desagradável, ficar portanto atento a variações de odor. Produtos em biodegradação devem ser descartados por razões obvias, esclarecemos porém que as bactérias causadoras de degradação biológica em saneantes normalmente não apresentam risco patogênico direto.

 

A seguir algumas sugestões para que estas operações possam ser feitas dentro de critérios seguros e controlados:

 

Diluição e reembalagem de produtos:

a) Tomar todas devidas precauções de segurança, uso indispensável de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), ter certeza que a embalagem final é adequada, limpa e estará bem fechada.

b) Identificar os produtos reembalados com rótulos que contenham: Identificação da Empresa, nome do produto, fabricante, número de lote, razão de diluição, data da reembalagem, data de validade e identificação do funcionário responsável pela reembalagem.

Sugestão de instruções nos postos de trabalho para manuseio de embalagens abertas ou contendo produtos diluídos:

Produtos químicos de modo geral:

Os que estiverem na concentração original devem ser mantidos por ordem de chegada, permitindo sempre usar primeiro o mais antigo, sempre na embalagem original e bem tampados após o uso, sempre retornar ao mesmo local de estoque de onde foram retirados.

Os que foram diluídos devem ser embalados de forma que possam ser bem tampados, colocando na embalagem uma identificação bem clara onde deverão constar, no mínimo, as seguintes informações: nome do produto, o valor da diluição e a data em que foi feita a diluição.   Encaminha-las ao estoque onde deverá estar de forma bem visível, sempre próximo ao mesmo produto (na forma concentrada) de modo a serem utilizados o mais breve possível.

A estabilidade das diluições, como visto, depende de uma serie muito grande de variáveis, sugerimos, por segurança, que o prazo de validade das soluções não ultrapasse 7 (sete) dias.

6 Comments

    1. MIGUEL QUIMINAC

      A duração depende da natureza química do desinfentante. Alguns podem se decompor em poucos minutos, outros mantidos fora da luz e do calor podem durar muitos meses.

    1. MIGUEL QUIMINAC

      Caro Alcindo,
      Termovaporizadores comuns são usados como gerador de névoa, como em “baladas”. Nestes casos simplesmente é utilizada uma solução aquosa de glicerina. Este tipo de termovaporizador não traz nenhum benefício além do efeito visual da “fumaça” gerada.
      Caso seu interesse seja no uso como desinfetante de ambientes você deve procurar um equipamento desenvolvido para esse fim, como o de nosso parceiro STEAMATE, trata-se da NEW JOKER com ação comprovada em desinfecção usando nosso produto ZITHER 80 NEUTRO.
      Maiores detalhes acesse o link https://www.steamate.com.br/new-joker NESTE LINK VOCÊ ENCONTRARÁ ESPECIFICAÇÕES E COMPROVAÇÃO DE EFICIÊNCIA.
      Grato pelo interesse.

    1. MIGUEL QUIMINAC

      Mantido em boas condições, bem tampado, sem contaminações pode-se observar o mesmo prazo de validade do rótulo, entretanto evite demorar a consumi-lo, já que após aberto estará suscetível de contaminação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.